Algum tempo atrás falamos no nosso blog sobre como o marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa. Mas você sabia que o blog é a principal plataforma de conteúdo para que o seu negócio seja um sucesso?
É no blog que você posta seu conteúdo, cria laços com os internautas e constrói sua autoridade no setor em que atua. Com ele você também dá maior visibilidade para a sua empresa na internet e gera tráfego para o seu site, que é o seu motor de vendas online.
Uma ferramenta e tanto para quem está buscando um melhor posicionamento na web, não acha? Então que tal conhecer algumas dicas para ter um blog de sucesso?
Tenha um objetivo
O blog é uma ferramenta estratégica nas suas campanhas de marketing digital, portanto, deve ter um objetivo e uma meta para atingir, caso contrário, você estará escrevendo por escrever.
Como o blog atrai pessoas pelo conteúdo relevante, esse conteúdo deve estar voltado para educar seu público sobre o que você faz, estimulando os visitantes a assinarem uma newsletter ou ainda a visitarem o site da sua empresa. Nesse sentido, você pode ter como objetivos gerar tráfego para o site ou ainda gerar leads para a sua equipe comercial, colocando como métricas a taxa de conversões, por exemplo.
Crie conteúdo que atrai
O conteúdo é essencial para fazer do seu blog corporativo um grande sucesso. Criar conteúdo inédito e compartilhar com as pessoas faz de você uma referência no mercado, aumentando a reputação da sua empresa e atraindo cada vez mais leads para o seu negócio.
Conteúdo que atrai é aquele que o seu público está buscando na internet, ou seja, fresquinho e atualizado. Quanto mais próximo das necessidades dos seus clientes o seu conteúdo estiver, mais fácil será atrair as pessoas certas para a sua empresa.
Otimize seu posicionamento nos mecanismos de busca
Recentemente, o Google anunciou uma atualização do seu algoritmo para privilegiar sites e blogs que tenham design responsivo, ou seja, que se adéquem a qualquer tipo de tela, independentemente do seu tamanho.
Mas esse não é o único critério para que o seu blog apareça entre os primeiros colocados nas buscas orgânicas. Manter uma estratégia de SEO é fundamental para que o seu público encontre facilmente o seu blog e também para que você se torne mais relevante, ganhando posições nos mecanismos de busca.
Cuide do visual
O design do seu blog fala muito sobre a sua marca, portanto, não descuide do visual. Use imagens de qualidade, que falem por si mesmas e que tornem seus posts atrativos. Redes sociais como o Pinterest, por exemplo, são baseadas em imagens, e as pessoas podem compartilhar seus posts por lá com facilidade, ampliando o alcance do seu conteúdo.
Ter um blog limpo, com espaços em branco que deem senso de organização das informações contribui para que as pessoas passem mais tempo por lá e tenham mais contato com o que você tem a dizer.
Seja ativo!
O blog é uma ferramenta dinâmica, que gera interação por parte dos visitantes. Não basta simplesmente postar e deixar as pessoas falando sozinhas por lá, então interaja! Responda comentários, modere debates, inspire as pessoas para que elas continuem gerando buzz para a sua marca através do seu blog. Quanto mais ativo você for, mais as pessoas se identificarão com a sua empresa, engajando-se no seu negócio.
Sua empresa já tem um blog ou você está começando? Que tal conhecer 6 dicas para começar a investir em mídias sociais e ver o seu negócio crescer ainda mais?